sábado, 11 de abril de 2009

Programa Bolsa-Geladeira começa um mês antes da eleição

Por Roberto Machado, na Folha:

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, anunciou ontem, no Rio, as principais linhas de um programa federal para subsidiar a venda de geladeiras a famílias de baixa renda. O objetivo é fazer com que as residências tenham eletrodomésticos antigos trocados por novos -o que resultaria em maior eficiência energética. Num ano eleitoral, a meta do “bolsa geladeira” é ambiciosa: trocar 10 milhões de unidades.
“A principal motivação é social, mas o aspecto da economia de eletricidade também conta”, disse o ministro. Isso ocorre porque as geladeiras antigas “gastam” mais energia.
(…)
As pastas de Minas e Energia e da Ação Social ainda estudam qual será o critério utilizado para definir a faixa de renda dos consumidores beneficiados pelo “bolsa geladeira”. Também não há estimativa do custo total do programa. Já os prazos para o início da operação foram definidos -e são apertados.
Segundo Lobão, as geladeiras começarão a ser vendidas em setembro. Mas, ao ser questionado se a data não provocará algum efeito nas eleições de outubro, ele afirmou que pode adiar o lançamento.
Assinante lê mais aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário