sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Fome na América Latina


A América Latina precisará de uma década para reduzir a fome da região ao patamar em que se encontrava antes da crise econômica mundial, caso consiga aumentar a produtividade agrícola, afirmaram nesta sexta-feira especialistas da ONU, na Cidade do Panamá.

"Não é nada absurdo pensar que vamos demorar 10 anos para voltar aos níveis anteriores à crise. A situação não é boa", declarou Jaime Vallaure, representante do Escritório da vice-direção executiva do Programa Mundial de Alimentos (PMA).

Agricultura - Segundo especialistas da ONU, a crise afetou a renda real e, com isso, dificultou o acesso a alimentos em quantidade e qualidade, sobretudo nas casas de famílias mais pobres. Para reduzir a fome, a recomendação da FAO é que a região melhore a produção agrícola, facilitando o acesso aos mercados e fomentando a agricultura familiar, que emprega dois em cada três agricultores e da qual dependem cerca de 100 milhões de pessoas.

"Precisamos aumentar o gasto público com agricultura e desenvolvimento rural, ajudando o pequeno produtor com assistência técnica, infraestruturas, mecanismos de microfinanciamento e acesso aos seguros", enumerou Deodoro Roca, salientando que a crise evidenciou os limites e as fragilidades geradas pela ênfase dada à agricultura de exportação, "pois quando os países industrializados entram em crise deixam de importar produtos não essenciais".


Continua... (Com agência France-Presse)

imagem: bazardaboaleitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário